Cachoeira do Sul vai ser incluída num programa estadual de revitalização da fruticultura da Metade Sul do Estado. Se o projeto for concretizado, o município vai receber parte de uma verba de R$ 9,3 milhões, que será¡ destinada para incentivar pequenos agricultores a trabalharem em parceria com grandes empresas do setor.
O diretor municipal de Agricultura, Vinícius Corneli, explica que serão incluídas no programa as cadeias da noz-pecã e das oliveiras. Corneli e o empresário cachoeirense Edson Ortiz, proprietário da Divinut, estiveram terça-feira no município de Hulha Negra, em reunião promovida pelo secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, com representantes de diversos municípios gaúchos, para tratar da elaboração do programa.
Além da Divinut, serão contemplados com o programa estadual as empresas Olivas do Sul e Paralelo 30, de José Alberto Aued, e Pecanita, do empresário Claiton Wallauer, além dos produtores familiares que se habilitarem a participar do projeto.
Uma equipe formada por técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura, Emater e de entidades como Fepagro e Embrapa farão¡ uma visita a Cachoeira para fazer um levantamento das potencialidades das localidades para saber quais são os locais mais propícios para o desenvolvimento do projeto. "Eles vão querer saber também quais as maiores necessidades das empresas contempladas no projeto", explica Corneli.
Ainda na década de 1990, a busca por alternativas para diversificar a matriz produtiva levou à criaçso do Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, atualmente presidida por Edegar Franco. De acordo com ele, deverão comparecer ao encontro de Hulha Negra associações de produtores e representantes das 14 vinícolas instaladas nos últimos anos na região, assim como representantes dos governos dos municípios com maior foco na fruticultura.
Mainardi lembra que a primeira fase do programa transformou nove mil hectares em pomares de frutas. A segunda fase pretende ampliar esse número. A Metade Sul foi dividida em microrregiões para facilitar a gerência sobre as demandas de cada espécie e, "certamente, levando à s diretrizes ideais para cada uma das culturas, poderemos também melhorar no qualitativo", ressaltou o secretário da Agricultura.
Divinut informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
continuar e fechar